RESENHA – A LIVRARIA MÁGICA DE PARIS – NINA GEORGE

Livro: A Livraria Mágica de Paris
Autor(a): Nina George
Páginas: 308
Editora: Record
Nota: 5/5

Quando eu comprei esse livro em uma feira na minha cidade, eu literalmente, não esperava nada dele, não tinha nenhuma expectativa, há alguns tinha visto uma menina lendo no ônibus e eu como uma leitora curiosa, meio que consegui ler um pouco a sinopse na capa “Em seu barco-livraria ele vende romances como se fossem remédios”, achei bem interessante, então quando eu vi ele na feira em uma mesa cheia de romances, eu pensei “bingo, chegou a hora de levar esse livro pra casa.”

Jean Perdu vai fazer 50 anos, solteiro e sem filhos, Perdu não é um homem feliz. Ancorado no rio Sena, ele tem um barco-livraria batizada como Farmácia literária, Jean vende seus livros como remédios, parece até que ele consegue ler a alma das pessoas que querem comprar seus livros. Os livros curam como remédios, a única angustia que ele não consegue curar é a sua, Jean só teve um amor na vida, um amor forte e intenso, Manon era uma mulher linda e cativante, viveu durante 5 anos em Paris com Jean, mas sem explicações, ela foi embora, sem dizer o por que, e isso o devastou. Manon enviou uma carta alguns meses depois, mas Jean não teve coragem de ler, então ele deixou essa carta na gaveta de uma mesa no quarto que Manon gostava de ficar, e ficou lá por 21 anos.
Uma nova moradora se muda para o prédio de Jean, abandonada pelo esposo, Catherine não tinha nada, então os moradores do prédio de solidarizam a doar algumas coisas para ela, Jean tinha uma mesa sobrando e doa para a moça, mas ele nem se lembra da carta que estava lá. Finalmente o homem teve coragem de ler a carta, e o que estava escrito nela, muda completamente a sua vida, Jean se sente culpado e acaba decidindo ir atrás da verdade sobre Manon. Em seu barco livraria, Jean Perdu parte em uma aventura e tem a companhia de Max, um jovem escritor.
Por que Manon foi embora ? Será que Jean vai conseguir finalmente ser feliz após 21 anos de angustia ?

Um livro cheio de ensinamentos, não teve como não marcar esse livro com post it. Fiquei presa na história desde o começo, creio que li no momento certo, pois me senti encantada. Um livro inspirador, vou deixar alguns quotes que marquei aqui em baixo.
Leiam o livro e tirem suas próprias conclusões, irei adorar saber a opinião de vocês!

“As vezes você nada em lagrimas não derramadas e pode acabar se afundando se prendê-las — E eu estou no fundo desse oceano.”
Página 15.

“O que há de errado em ser velho ? Velhice não é doença. Todos envelhecemos, e os
livros também. Teria a senhora, ou qualquer pessoa, menor valor, ou seria menos importante, só porque está há mais tempo no mundo ?”
Página 17

“Veja bem, eu vendo livros como remédio. Existem livros que servem par um milhão de pessoas; outros, para uma centena apenas. Há remédios, pardon (desculpa), livros que são escritos para uma única pessoa.”
Página 29.

“Na tristeza, havia descoberto em si um lugar no qual o afeto e a alegria podiam viver juntos, o carinho e a compreensão de ser alguém digno do amor de muitas pessoas.”
Página 183
Pessoalmente, acredito que não haja perguntas proibidas. Só é preciso ter cuidado com a resposta.
Página 237

Deixe um comentário